Get Adobe Flash player

STJ determina fim da greve dos servidores das Universidades

Em caso de descumprimento da liminar, entidades sindicais terão que pagar multa diária de R$ 200 mil.

O Superior Tribunal de Justiça determinou o fim da greve de servidores dos institutos e universidades federais. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira (17) pelo Ministério da Educação.

De acordo com a decisão, os técnicos devem retomar imediatamente as atividades.A decisão proíbe também a realização de bloqueios ou empecilhos à movimentação de pessoas nas instituições de ensino.

As Universidades foram informadas da decisão através do Ofício Circular 37/2014 – GAB/AESu/ MEC (em anexo)

Anexos:
Fazer download deste arquivo (DECISÃO_STJ_GREVE_TÉCNICOS.pdf)DECISÃO_STJ_GREVE_TÉCNICOS.pdf [ ] 694 Kb
Fazer download deste arquivo (Ofício_n37.vf.pdf)Ofício 37 GAB SESU MEC [ ] 157 Kb

Fonte: Portal UFAM

 

Reitora se reúne com Ministério da Educação e autoridades de Coari para debater a implantação do curso de Medicina no município

Durante o encontro, a reitora, professora Márcia Perales, cobrou um posicionamento das autoridades de Coari, a 362,84 km em linha reta de Manaus, no que se refere à doação de um terreno para abrigar as instalações físicas do curso de Medicina. “Precisamos saber se, após os levantamentos realizados pela Universidade, os quais apontaram Coari como município com grande potencial para receber a estrutura da expansão do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas, teremos a contrapartida do município de doar o terreno para abrigar as instalações, pois não podemos esperar mais para honrar o compromisso da Ufam com a sociedade, afinal divulgamos bastante isso. Caso não tenham interesse, temos outras opções de municípios para realizarmos a implantação do curso”, declarou a reitora.

Há dois terrenos em Coari que interessam à Ufam, ambos na estrada que dá acesso ao aeroporto. As autoridades coarienses explicitaram a vontade que o curso seja implantado no município e se comprometeram a tomar todas as providências para que a implantação do curso seja efetivada.

O representante do Ministério da Educação, Vinícius Ximenes, ressaltou que neste momento a  unidade política é estratégica para que as autoridades possam dar esse grande presente para a cidade de Coari. “Os recursos do Ministério foram liberados, as vagas para docentes e técnicos também. Agora é só ter união para viabilizar essa conquista para Coari”, disse o representante do Mais Médicos.

A Comissão da Ufam segue nesta segunda-feira (2) para Coari para acompanhar as ações que serão adotadas para agilizar o processo de doação do terreno. “Temos pressa, pois esse terreno, depois de doado à Universidade, será incorporado ao patrimônio da União e só após essa fase é que poderemos fazer a construção dos dois prédios da Medicina”, disse o vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima.

Ao final da reunião, a Reitora declarou que as expectativas em relação à implantação do curso de Medicina em Coari foram potencializadas. “Essa é uma conquista importante para o Estado e todo o país!”, concluiu.

Fonte: Portal UFAM

 

ICET oferece 22 vagas para o seu Programa de Mestrado

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para o processo de seleção para o ingresso no 2° semestre de 2014, no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos (PPGCTRA).

Mais informações acesso o EDITAL.

 


 

ENEM 2014

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 será nos dias 8 e 9 de novembro, após as eleições, conforme o UOL já havia adiantado. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira pelo ministro da Educação, José Henrique Paim, e pelo presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), José Francisco Soares.

As inscrições serão entre 12 e 23 de Maio de 2014. O prazo final para o pagamento do boleto de inscrições será no dia 28 de Maio.

 

Aluno e professor do Icomp desenvolvem aplicativo de mapeamento da Ufam

Para ajudar a comunidade acadêmica e visitantes, aluno e professor do Instituto de Computação criam aplicativo para encontrar dentro do Campus Universitário da UFAM as diferentes unidades acadêmicas e administrativas.

Iniciativa de Lucas Sahdo e Edson Silva Júnior, estudante e professor do Icomp, respectivamente, o GRUM (Green University Map) tem a preocupação de ser de fácil acesso, e com ações diretas, de forma que se tem a noção imediata da atual localização e pode-se escolher aonde se deseja ir dentro da UFAM. Ainda em sua primeira versão, o GRUM pode apresentar falhas e por isso, está sendo aprimorado. Inclusive uma versão com acessibilidade para deficientes visuais está em desenvolvimento, e novas funcionalidades já foram definidas.

Ao longo da disciplina Laboratório de Programação, os alunos desenvolveram diversos aplicativos.Um desses aplicativos foi levado mais adiante, e foi publicado na Play Store da Google para ser baixado gratuitamente: o GRUM.  “Apesar de ser a primeira versão, está bem completo. Mas estamos providenciando já melhorias e complementos. Está mapeado todo o setor Norte, mas estamos mapeando o setor Sul. Esperamos que esta semana já possamos divulgar as melhorias”, destaca o professor Edson Silva Júnior.

Clique aqui para fazer downloand do GRUM e se localizar no Campus Universitário.

Fonte: Portal UFAM

 

Outros Sistemas

Nós temos 1 visitante online